Zefiro Giassi

A história de Zefiro Giassi é mesmo de um grande empreendedor. O idealizador e fundador da rede Giassi Supermercados pode ser considerado um exemplo. Seus pais Ângelo Giassi e Lucia Rosso eram filhos de agricultores italianos que vieram para o Brasil em busca de terras férteis. E foi exatamente nessas terras, especificamente em Santa Catarina, que Zefiro Giassi começou a sua vida e tornou-se um dos maiores empresários do país.

Clique e leia o livro em PDF

Quem conhece Zefiro Giassi sabe que a humildade e o trabalho são suas características marcantes. E foi assim desde menino. Nascido na localidade de Ponta do Mato, em Içara, no dia 29 de junho de 1933, começou a trabalhar na agricultura ainda pequeno e nunca abandonou os estudos. Escolha que fez de Zefiro Giassi um professor aos 18 anos de idade, quando se formou no Curso Normal regional.

Ficou por nove anos na profissão dando aula para as séries iniciais. Nesse período organizou um sistema cooperativo para comercializar materiais escolares a preços mais acessíveis. Uma iniciativa que já demonstrava seu espírito empreendedor e desejo de colaborar com as pessoas. Talvez por isso a rede Giassi seja referência na comercialização de produtos com preços justos, e uma infinidade de grandes amigos.

Em 1960, Zefiro Giassi troca a sala de aula e decide abrir sua primeira loja de secos e molhados (tecidos e ferragens), em uma sala de quatro metros por nove metros próxima à Praça São Donato, em Içara. É ainda nas proximidades desse local que ficam as construções que deram início à rede catarinense.

A loja foi fruto de uma sociedade entre o amigo Benevenuto Fiorindo Dalmolinm e, na época, cada um investiu 175 Cruzeiros para a abertura do negócio. Zefiro Giassi pediu ajuda aos pais, e Benevenuto empregou o dinheiro que havia conseguido com a venda de um terreno. Assim a loja iniciou com um capital de 350 Cruzeiros, em uma sociedade que durou aproximadamente um ano.

A cidade de Içara foi fundada um ano após a abertura da loja, em 1961; o que fez a região desenvolver rapidamente aumentando as necessidades da população içarense. Com isso Zefiro Giassi foi diversificando os produtos comercializados, passando a incluir gêneros alimentícios em sua loja e os tecidos foram substituídos por materiais de construção.

Em 1964, Zefiro Giassi abre o capital da empresa para novos sócios, surgindo assim, a Giassi e Cia. Naquela época, os produtos eram comercializados a granel e as embalagens eram feitas manualmente. O pagamento muitas vezes não acontecia na hora e tudo era anotado na caderneta. Em 1970, o sistema de atendimento de balcão foi ficando para trás, dando espaço para o autosserviço tornando o Giassi o primeiro supermercado da cidade e um dos melhores da região. Empreendimento que trouxe mais emprego e inovação para toda a população. A razão social continuou até o ano de 1994, quando passou a ser a Giassi & Cia Ltda.

Atualmente, a rede Giassi Supermercados possui 14 lojas no litoral catarinense, e é considerada a segunda maior no Estado e destaque no Sul do Brasil. Com um faturamento superior a R$1 bilhão, a empresa é administrada por Zefiro Giassi, que tem a família como suporte na direção dos departamentos.

Uma família que começou com a esposa Ana Maria Zilli Giassi, companheira de quase 60 anos de vida matrimonial. União que deu vida a cinco filhos: Rosália, Osni, Maristela, Mariléia e Rogério. Em seu escritório, na matriz da empresa, um quadro com a esposa reforça todo o seu carinho e admiração.

Como empresário, Zefiro Giassi cumpre o seu papel com entusiasmo e determinação. Visita todas as lojas da rede praticamente uma vez por mês, nos corredores da Central Administrativa cumprimenta e conversa com os colaboradores, em algumas ocasiões almoça no refeitório, e atende em seu escritório as pessoas que o procuram. Zefiro Giassi não é só o fundador de uma rede de Grandes Amigos, mas um grande amigo para quem o conhece.